Os dentes decíduos, como se chamam tecnicamente, são popularmente chamados de "dentes de leite". Isto porque a sua coloração é mais branca que a dos dentes definitivos ou permanentes, fazendo lembrar o leite.
Estes dentes começam a ser formados ainda durante a gravidez, logo nas primeiras semanas, estando a sua formação dividida em 3 etapas ao longo deste período. Daí ser tão importante a grávida vigiar bem a gravidez e ter, também ela, os devidos cuidados com os seus dentes. Sobre este tema, pode encontrar mais informação no artigo redigido pel' o pai, a mãe e eu aqui.
Os dentes de leite tendem a começar a nascer a partir dos 6 meses e terminam por volta dos 2 - 3 anos. É importante referir que estas idades são marcos variáveis, dado que crianças diferentes apresentam desenvolvimento diferente.
Nesta fase totalizam 20 dentes, sendo 8 incisivos, 8 molares e 4 caninos, que nascem por etapas, tal como está presente na imagem em baixo.
![]() |
Fonte: desconhecida |
Outra das diferenças relativamente à dentição decídua e permanente é que na primeira não existem dentes pré-molares.
Os sinais de que os dentes começam a querer romper a gengiva são:
- saliva mais abundante e por vezes mais espessa;
- gengivas mais "grossas" e poderão estar mais vermelhas (isto porque há um processo inflamatório associado);
- maior irritabilidade do bebé (por desconforto/ dor);
- o bebé leva todos os objetos e/ ou dedos à boca para poder "coçar" as gengivas;
- eventualmente poderá haver uma rejeição da comida;
- sono com muitas interrupções por dor/ desconforto.
- Caso amamente, faça gelado de leite materno. O frio ajudará a aliviar o desconforto que o bebé tem na boca.
- Ofereça os mordedores que podem ir ao frigorífico/ congelador. Terá o mesmo efeito do gelado de leite materno e a criança também beneficiará das rugosidades que esse mordedor tem.
- Coloque soro fisiológico no frio e quando ele estiver a uma temperatura mais baixa, embeba uma compressa e passe na gengiva do bebé.
- Opte por refeições mornas, iogurtes,... Isso ajudará a não aumentar a temperatura da boca e consequentemente o desconforto.
- Fale com a enfermeira/ pediatra/ médico assistente para saber a opinião sobre administrar paracetamol para alívio da dor.
Existe ainda a ideia de que estes dentes não são propensos a cáries e, caso eventualmente apareça, em nada são influenciados os dentes definitivos ou permanentes. Pois bem, na verdade esta conceção é um mito e sobre isso, a Dra. Sofia Arantes e Oliveira escreveu para o pai, a mãe e eu e pode encontrar informação aqui.
É importante que cuidem destes dentes tão bem quanto cuidarão dos dentes permanentes. Estes devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia (preferencialmente de manhã e antes de ir dormir), com pasta de dentes com flúor na quantidade de 1000 a 1500 ppm, tal como abordei no artigo sobre cáries. Nesse artigo poderá ler esta e outras dicas para uma adequada higiene oral.
É importante não esquecer que dentes saudáveis são sinónimo de criança saudável e feliz. Os dentes não servem apenas para a mastigação. Eles têm também influência na fala. Há que preservá-los.
o pai, a mãe e eu
Sem comentários
Enviar um comentário