Os primeiros 20 dentes a nascer são dentes de leite (também chamados decíduos) e existe uma certa tendência por parte dos pais para minimizarem os problemas que possam surgir nestes dentes, uma vez que serão substituídos pela dentição definitiva. 

No entanto, os dentes de leite também podem ser destruídos pela cárie dentária, sendo este processo normalmente mais rápido do que nos dentes definitivos (da segunda dentição).




Evitar a dor que a destruição dos dentes pode provocar seria razão suficiente para prevenir a cárie e tratar os dentes de leite. Para além disso, este é um processo infeccioso que poderá afetar a formação dos dentes definitivos. Por outro lado, os dentes de leite são importantes para o desenvolvimento normal da criança. Estes dentes possibilitam a mastigação, ajudam na fala, favorecem a estética, mantêm o espaço para que os dentes definitivos possam crescer com uma posição correta e influenciam o crescimento das estruturas ósseas do crânio e face. 

Existem inúmeros estudos científicos que demonstram que a prevenção é um método bastante mais eficaz no combate à cárie dentária do que o tratamento. Por esta razão a primeira visita ao consultório dentário é feita com intuito de prevenção e deve ser feita antes de já existirem problemas. Uma visita de rotina é sempre mais simples do que uma primeira visita em que se têm de fazer tratamentos dentários. 



Sofia Arantes e Oliveira