Imagem de dgabc.com.br

Adoro ver filmes de animação e, chamem-me lamechas, acabo sempre por chorar em quase todos. Mais do que filmes para crianças, na realidade eles trazem uma mensagem para todos nós, adultos.

A Família deve ser o nosso porto de abrigo. O “local” onde regressamos sempre que o dia é mais desafiante ou quando rejubilamos por mais uma etapa vencida. É o LAR que nos acalenta nos dias mais exigentes e nos oferece uma limonada nos dias mais solarengos.

Há, no entanto, expectativas que se criam. Papéis que a cada um são atribuídos, implícita ou explicitamente. E há que cumpri-los.

Acontece que nem sempre, para alguns elementos isso é possível sem deixarem de ser eles próprios. Desajeitados nos dotes musicais, ou na culinária, talvez o seu dom passe por fazer florir uma flor. E isso pode fazer os mais velhos sentirem-se defraudados nas expetativas que criaram.

Encanto é um filme de animação do mais doce, realista e emocionante que já vi. Retrata a Família Madrigal e todos os seus dons e defeitos.

Ele contem várias mensagens, nomeadamente o facto de que cada elemento deverá poder ser o que é na verdade e não o que outros acham que deva ser. Se não pudermos ser espontâneos no nosso LAR, onde poderemos ser?

Mas a mensagem mais importante é mesmo o AMOR. Sim, o AMOR que sempre prevalece quando damos oportunidade ao outro de ser ESCUTADO.

Mais uma vez o nosso lema aqui presente: Família, onde a vida começa e o amor nunca acaba.

 

Ainda não tiveram oportunidade de ver o filme? Não percam nem mais um minuto e vão buscar as pipocas.

Se já viram, qual a principal mensagem que ficou?