A psicomotricidade visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista o aspeto cognitivo, emocional e físico, no qual as atividades da psicomotricidade possam ser trabalhadas no contexto escolar, de forma a auxiliar no processo de aprendizagem ou em contexto terapêutico, de modo a diminuir lacunas ou dificuldades.
A primeira infância (0 - 6 anos) é considerada como um período crítico da aprendizagem. É nesta altura que se desenvolvem as principais aquisições a um ritmo elevado. Assim sendo, e considerando que a psicomotricidade intervém de forma preventiva, o seu papel nesta faixa etária será predominantemente uma intervenção nos fatores psicomotores, capacitando a criança de estratégias e habilidades a nível motor, cognitivo e emocional, observando o normal desenvolvimento infantil.
Nesta faixa etária, o desenvolvimento, embora esteja de certa forma "programado", está muito dependente das oportunidades a que a criança seja exposta. As crianças têm a necessidade de descobrir, explorar, conhecer e vivenciar através do seu corpo, para aprender. A educação psicomotora condiciona as aprendizagens pré-escolares da seguinte forma:
- potencializa a equilibração, noção corporal e espácio-temporal;
- promove a socialização, interajuda e a gestão de regras;
- desenvolve funções como a memória, atenção, linguagem;
- entre outras...
Através da promoção destas aprendizagens poderão ser observadas, nas crianças, alguns destes resultados:
- melhoria da postura;
- caligrafia mais legível e orientada;
- maior destreza e coordenação;
- melhor capacidade de socialização...
A psicomotricidade, e como já explicado no artigo anterior, permite através de algo tão simples e prazeroso que é o brincar, desenvolver as habilidades para a vida.
Se tem dúvidas sobre o desenvolvimento psicomotor do seu filho, procure o técnico capacitado para o ajudar... o PSICOMOTRICISTA.
Fátima Sousa
(instagram: @psicomotricista.fs)
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