A psicomotricidade visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista o aspeto cognitivo, emocional e físico, no qual as atividades da psicomotricidade possam ser trabalhadas no contexto escolar, de forma a auxiliar no processo de aprendizagem ou em contexto terapêutico, de modo a diminuir lacunas ou dificuldades. 


A primeira infância (0 - 6 anos) é considerada como um período crítico da aprendizagem. É nesta altura que se desenvolvem as principais aquisições a um ritmo elevado. Assim sendo, e considerando que a psicomotricidade intervém de forma preventiva, o seu papel nesta faixa etária será predominantemente uma intervenção nos fatores psicomotores, capacitando a criança de estratégias e habilidades a nível motor, cognitivo e emocional, observando o normal desenvolvimento infantil. 

Nesta faixa etária, o desenvolvimento, embora esteja de certa forma "programado", está muito dependente das oportunidades a que a criança seja exposta. As crianças têm a necessidade de descobrir, explorar, conhecer e vivenciar através do seu corpo, para aprender. A educação psicomotora condiciona as aprendizagens pré-escolares da seguinte forma: 
  • potencializa a equilibração, noção corporal e espácio-temporal;
  • promove a socialização, interajuda e a gestão de regras;
  • desenvolve funções como a memória, atenção, linguagem;
  • entre outras...
Através da promoção destas aprendizagens poderão ser observadas, nas crianças, alguns destes resultados:
  • melhoria da postura;
  • caligrafia mais legível e orientada;
  • maior destreza e coordenação;
  • melhor capacidade de socialização...


A psicomotricidade, e como já explicado no artigo anterior, permite através de algo tão simples e prazeroso que é o brincar, desenvolver as habilidades para a vida. 

Se tem dúvidas sobre o desenvolvimento psicomotor do seu filho, procure o técnico capacitado para o ajudar... o PSICOMOTRICISTA. 



Fátima Sousa
(instagram: @psicomotricista.fs)