Hoje falo sobre a vacina do Rotavírus, vacina que protege contra as gastroenterites.

É importante desmistificar uma situação. Esta vacina não evita que o seu filho venha a ter gastroenterites. O que acontece é que ela protege da severidade da situação.

É uma vacina que atualmente apenas é gratuita para alguns bebés considerados de risco, nomeadamente os bebés prematuros que tenham nascido com menos de 32 semanas e/ ou com baixo peso (< de 2500g), não podendo estar internados na altura em que devem ser vacinados.

É importante ainda saber que com > 27 semanas poderão fazer Rotarix e com 25 semanas ou mais deverão fazer Rotateq.

Em que diferem estas duas marcas da mesma vacina? Principalmente em dois aspetos:

- no número de doses (Rotarix é de duas doses e Rotateq 3 doses);

- a Rotarix é uma vacina atenuada e a Rotateq é uma vacina viva.

 
É importante ainda alertar que esta vacina, independentemente da marca, tem idade mínima para começar e terminar o esquema.

Por isso, abordem esta questão com a Enfermeira, Médico Assistente e/ ou Pediatra pelo menos no primeiro mês de vida, já que o seu início deverá ser aos 2 meses de vida. 

Alertar para o facto de que, embora esta vacina seja oral (na boca), esta deverá ser administrada no Centro de Saúde (ou Hospital), por um profissional de saúde. 

Por último, apenas alertar para os cuidados a ter após administração.

Se estamos a vacinar contra a gastroenterite, os sintomas que se poderão verificar no bebé são os desta doença. Por isso falamos de vómitos, diarreia e eventualmente febre. Poderá, tal como acontece com as outras vacinas, não ter qualquer tipo de sintomatologia.

Da vossa parte, pais, avós, amas, educadoras e auxiliares, o que necessitam fazer é lavar muito bem as mãos após mudar a fralda a este bebé. 

As fraldas deverão ir para um saco à parte do lixo doméstico, para evitar contaminação de quem recolhe o lixo, caso o saco se rompa.

Não esqueçamos do tema da campanha. “Vacinas: Na procura de uma vida longa e saudável.”


o pai, a mãe e eu