Ao contrário do que se possa pensar, o esquema vacinal nas crianças prematuras inicia-se tendo em conta a idade cronológica, como é indicação da DGS (Direção-Geral da Saúde). Portanto, se a criança nasceu há 2 meses quer dizer que está na altura de continuar com o PNV (Plano Nacional de Vacinação), tal como os bebés de termo.

No entanto, existem 2 exceções que poderão significar o atraso da administração das primeiras vacinas e, consequentemente, das vacinas dos 2 meses.

As primeiras vacinas de qualquer bebé são a BCG (Vacina contra a Tuberculose) e a VHB (Vacina contra a Hepatite B), embora em boa verdade, a BCG só se esteja a administrar a crianças consideradas elegíveis, porque pertencem ao que denominamos grupos de risco.

A exceção no caso do bebé prematuro é que a BCG (caso pertençam ao grupo de risco) só pode ser administrada quando alcançar os 2kg. Pode ser administrado até aos 12 meses, sem ser necessária outra intervenção ou teste.

No caso da VHB, que no bebé de termo é dada no dia em que nasce ou antes de ter alta da maternidade, só poderá ser administrada assim que o bebé prematuro adquirir 2Kg ou um mês de vida (aquele que alcançar primeiro).

Para estas e restantes vacinas, dever-se-á ter em conta a situação de saúde do bebé e a idade gestacional. Isto porque, um bebés que tenha nascido com 28 semanas ou menos, deverá ser vacinado no hospital, quer esteja ou não internado. É ainda indicação da DGS que permaneça em vigilância durante 6 a 8h de forma a despistar alterações que possam surgir a nível cardio-respiratório.


o pai, a mãe e eu