A Dermatite Seborreica, também denominada Crosta Láctea é caracterizada por se apresentar como crostas de cor amarelada, que aparecem no couro cabeludo, podendo estender-se à testa, sobrancelhas e, por vezes, orelhas. 

É comum aparecer nos recém-nascidos (entre as 2 e as 6 semanas de vida) e desaparece, normalmente, antes do ano de vida ( entre os 7 e os 8 meses).

Esta situação ocorre dado que há uma produção excessiva de gordura por parte das glândulas sebáceas nesta zona do corpo, que pensa-se em resposta às hormonas maternas que ainda se encontram em circulação.

Embora tenha um aspeto desagradável, esta situação não causa qualquer desconforto no bebé. No entanto, torna-se importante vigiar a coloração da pele circundante e a saída de líquido amarelado das lesões. Poderá significar uma pequena inflamação, com necessidade de acompanhamento por parte dos profissionais de saúde.

O que poderá utilizar para remover estas crostas?

Trinta minutos ou uma hora antes do banho poderá aplicar vaselina ou óleo de amêndoas doces na cabeça do bebé. Atenção!!! Não Aplicar nas sobrancelhas, já que poderá entrar nos olhos e provocar reação. Depois, no banho, com água tépida e usando um pente deve tentar remover as crostas de forma suave.

Hoje em dia já existem algumas marcas de cosmética, com gamas pediátricas, das quais faz parte o creme específico para a crosta láctea. É uma questão de experimentar o que tem à sua disposição. 

Caso tenha dúvidas, deverá sempre contactar o profissional de saúde que vos acompanha. 


o pai, a mãe e eu