A dor lombar é um das queixas mais frequentes nas grávidas devido às alterações hormonais e biomecânicas que ocorrem nesta fase. E, além da limitação funcional que representa, dependendo da sua intensidade e duração, pode levar a outras queixas como insónias e depressão. 

Esta queixa pode ser prévia ou ocorrer apenas aquando da gravidez e segundo vários estudos estima-se que entre 50% a 93% das grávidas sofram de dor lombar. 


Vários estudos referem que o exercício físico regular e de baixa intensidade, se for autorizado pelo seu médico, além de ser seguro para a gestante e para o feto, pode ajudar a prevenir e a diminuir as queixas lombares. O método de Pilates é uma modalidade de baixa intensidade que procura fortalecer os músculos profundos da coluna, bem como melhorar o equilíbrio e trabalhar a mobilidade articular, sempre de modo fluido e acompanhado do controlo da respiração. 

Foi demonstrado, num grupo de grávidas no terceiro trimestre da gravidez, que os exercícios de Pilates, realizados uma vez por semana, durante oito semanas, foram mais eficazes na redução da intensidade de dor lombar, do que outro tipo de exercício. 

Além de prevenir o aparecimento de dor lombar, o Pilates Clínico, devidamente orientado por um profissional qualificado, é uma excelente forma de melhorar a postura, manter ou aumentar a força muscular, dar mobilidade ao seu corpo e aumentar a sua sensação de bem-estar durante este período tão especial. 



Inês Azevedo Fraga