Cada vez mais tomo consciência do que ser Mãe faz connosco. 

Ser Mãe traz-nos a possibilidade brutal de nos transformarmos na nossa maior potencialidade. Permite-nos olhar verdadeiramente para o nosso interior, para o nosso Eu real. Ser Mãe destrói para voltar a construir. Parte barreiras, destrói crenças, coloca em causa valores. Ser Mãe despe-nos... deixa-nos nuas na nossa vulnerabilidade, despe-nos de conceitos, de máscaras, de superficialidades. Deixa-nos tão despidas, que para nos voltarmos a vestir precisamos conhecer o nosso corpo, a nossa alma, a nossa essência. Até lá, é um mergulhar nas nossas águas mais profundas. É andar enroladas nas ondas, a tentar sobreviver e sem nos afogarmos em desespero, em solidão, em sentir que não sabemos mais onde pertencemos. 


Ser Mãe é, assim, a oportunidade de Renascer, de nos descobrirmos, de ser quem realmente somos e quem realmente queremos ser. Tornarmo-nos Mães implica ficarmos inseguras e perdidas. Significa ser vulnerável, chorar, rir, fugir... para que daí possa renascer o nosso verdadeiro eu!!!

Ninguém nos avisa que vamos ter a maior transformação da nossa vida, que vamos morrer e renascer, que vamos mudar de identidade!!

Quando engravidei, vivi a plena dualidade da gravidez: ao mesmo tempo que era uma mulher mega feliz, era também uma menina assustada, cheia de medos e inseguranças que não sabia se estava preparadas para o que aí vinha. 

Posso dizer que a minha gravidez refletiu perfeitamente o turbilhão que eu vivia emocionalmente. Acho que não houve incómodos e sensações próprios da gestação que eu não tenha tido ou sentido. 

Quando a minha filha nasceu, achava que ia ficar tudo bem, que ia ser a mulher mais feliz do mundo, mas afinal a viagem não tinha terminado. Tinha entrado numa montanha russa que nem a meio caminho estava. Sentia-me ainda mais sozinha, confusa e perdida algures entre a pessoa que eu era antes e a pessoa que era "agora". Passei por Baby Blues e Depressão Pós-Parto.

A maternidade levou-me assim para a frente de um espelho gigante onde fui obrigada a olhar para a minha verdade crua e dura. Estava finalmente frente-a-frente com a minha sombra, a minha luz, os meus maiores medos, as minhas maiores fragilidades. Iniciei assim uma jornada profunda de aprendizagem sobre mim mesma e sobre o mundo.

Isso fez-me buscar informação e querer perceber o que se passava comigo (connosco). Percebi que muitas Mães se sentem assim: perdidas, "loucas", sozinhas, mas têm vergonha de falar, porque a nuvem que paira no ar da sociedade é que ter um filho é o melhor do mundo, o momento mais mágico das nossas vidas e não podemos sair desse padrão de perfeição. 

Hoje sei que não sou "louca" e advogo por uma maternidade real e imperfeita, onde cada mulher e casal encontra a sua forma de Maternar!

Ter passado, também eu, pela sombra da maternidade, fez-me querer desenvolver um método que apoiasse outras Mães e casais a restaurar a sua energia, a reconetarem-se com o seu corpo e a resgatarem o seu sentido de Identidade para que possam desfrutar em Honestidade, Amor e Harmonia o maravilhoso mundo da Maternidade. 


Nasce assim o EneaBirth Coaching, o método desenvolvido por mim que une a sabedoria ancestral do Eneagrama, o Coach Transformacional, a profissão de Doula e a minha própria experiência da maternidade. É um programa único e exclusivo de Coach de Nascimento em Eneagrama, que apoia Mães e casais a ultrapassarem os desafios da Gravidez e do Pós-Parto. 

A gravidez e a chegada de um bebé compreende uma das fases mais transformadoras da vida humana. É o ponto de partida e chegada de uma mudança substancial: física, emocional, mental e espiritual. Esquecemo-nos, muitas vezes, que esta é uma experiência complexa, desafiante e única. Ao longo e através da maternidade, o ser humano é convidado a reconetar-se com a sua capacidade e compromisso do EU.

"Pode ser que uma mulher passe por tudo isso de uma forma anestesiada, mas é uma pena, porque é uma experiência tão maravilhosa, é uma viagem tão incrível quando a mulher se consegue entregar a essa fusão com esse bebê e poder produzir para ela mesma, uma expansão da sua consciência."
(Alexandre Amaral, Psicólogo, Membro do Instituto Aripe)

Com o método EneaBirth és convidada(o) a ampliar a tua consciência de ti. Potenciamos esta transformação que já se dá por si só, para que possas passar por ela "acordada", consciente e possas reconstruir a tua nova identidade. 

Existem 2 programas:
  • EneaBirth Pregnancy - ajuda-te a ultrapassar os desafios da maternidade, a equipares-te com o auto-conhecimento, a tranquilidade e a alegria necessárias para renasceres junto com o teu bebé, em verdade e integridade. 
  • EneaBirth PostPartum - 9 passos para um Pós-Parto transformador - onde caminhamos com a ajuda do Eneagrama por esta fase transformadora e desafiante, para que possas reconhecer-te, recuperar o encantamento e a alegria pela vida e pelo teu papel de Mãe, ao mesmo tempo que RENASCES PARA O MELHOR DE TI. 
Hoje em dia, aspiro ser a voz do renascimento de todas as Mães, Pais e casais que encontram nos desafios da maternidade a razão certa para se encontrarem e se transformarem em seres humanos mais felizes e íntegros


Acredito que o meu trabalho contribui para a felicidade, bem-estar e sucesso, a todos os níveis, de muitas Mães/ casais. 

Acredito que ajudando alguém a conhecer-se melhor, a aceitar-se sem culpas e sem tabus, a compreender-se e a sentir-se mais estável emocionalmente, influenciará tudo à sua volta.