Mês de janeiro, inverno e os dias estão frios... que tal acender a lareira, assistir a um filme ou a um documentário? As crianças adoram animais, saber tudinho sobre eles e aproveitando isso, podemos levá-los mais longe, aprendendo mais e melhor.

A leitura partilhada continua a ser a melhor forma de, ao calor da leitura, passar bons momentos com o seu filho e ao mesmo tempo ajudando-o na aquisição de alguns conteúdos programáticos, abrangendo as principais áreas do currículo. Sugiro saber mais sobre o elegante, doce, simpático e muito interessante Pinguim, que faz as delícias das nossas crianças. 

Proponho a leitura de um livro mágico "365 Pinguins", de Jean Luc Fromental e Joelle Julivet (disponível na internet), recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e que todos os alunos até aos 9 anos deveriam ler. É uma história muito simples, mas muito enriquecedora, cheia de pequenos versos de fácil leitura e que se desenrola ao longo do ano. Bem lida e trabalhada, estimula a criança ao cálculo mental, operações matemáticas e, principalmente, a refletir um pouco sobre a problemática do aquecimento global. Através da leitura deste livro, o seu filho poderá aprender os meses do ano, o número de dias de cada mês, a somar os dias de cada mês, a tabuada, o volume e a té resolver algumas situações problemáticas. 



Deixo um pouco da história (versão portuguesa do Brasil):

"Na manhã do dia 1º de janeiro, dia de Ano-Novo, a campainha toca na casa de Amanda e Téo. Era um motoqueiro trazendo uma encomenda. Uma caixa que não tinha nenhuma referência do remetente - nem nome, nem endereço, nada. Dentro da caixa, um pinguim! Acompanhado por um bilhete recomendando que a família cuidasse dele. Quem teria mandado um presente desses? 
No dia seguinte, à mesma hora, de novo o motoqueiro trazendo uma nova caixa com outro pinguim. E assim foi o ano inteiro, dia após dia, sem falhar um só. 
Quando chegou o réveillon, 31 de dezembro, a casa da família estava tomada por 365 pinguins. Não foram poucos os problemas que essas aves frajolas, com sua plumagem parecendo um traje a rigor, causavam aos dois irmãos e aos seus pais. Ainda bem que no 'trim!' seguinte, em vez de um 366º hóspede, quem chegou foi uma pessoa que conhecia muito bem cada um dos pinguins e que trazia a explicação de todo o mistério..."


Não se esqueça que uma criança motivada aprende mais e melhor!



Teresa Alexandre