O bebé já nasceu! E agora? Como cuido dele e de mim?

É verdade! A chegada do bebé é um momento maravilhoso e muito aguardado, mas é também um período de grande exigência para a mãe, que pode ter alguma dificuldade em encontrar tempo para cuidar de si. É importante lembrar que quanto melhor se sentir e cuidar de si, mais apta estará para cuidar do seu bebé. 



Quando retomar a prática de exercício físico?

O retorno à rotina do exercício físico é feito, em geral, 6 a 8 semanas após o bascimento, conforme o tipo de parto e o decorrer do pós-parto e sempre após a consulta de revisão médica. Até lá, pode começar a exercitar os músculos do pavimento pélvico, tanto com contrações lentas como com contrações rápidas, de acordo com o que deverá ter aprendido nas suas aulas de pré-parto. Pode treinar estes músculos a qualquer momento, em qualquer lugar e posição, pelo que pode criar uma rotina que a ajude a lembrar-se: como, por exemplo, treinar sempre que o bebé mama. 
É fundamental assegurar que a força da musculatura do pavimento pélvico está normalizada, quer o parto tenha sido eutócico (natural), quer tenha sido feita cesariana, a fim de prevenir perdas urinárias e prolapsos. No pós-parto, antes de iniciar qualquer prática de exercício físico, tenha o consentimento do médico que a acompanha e consulte um fisioterapeuta especialista em reabilitação pélvica e uroginecológica. 




Porquê o Pilates Clínico?

O Pilates Clínico irá proporcionar à puérpera (mulher que acabou de ter um bebé) um treino de baixo impacto com intensidade crescente, adaptado à nova condição do pós-parto.


Quais os benefícios?

O treino de Pilates Clínico, devidamente orientados por um profissional com formação especializada, irá ajudar a:
  • aprender a controlar a respiração e a saber induzir relaxamento;
  • facilitar a recuperação da diástese abdominal;
  • reeducar a postura e o ganho de uma nova consciência corporal;
  • aumentar a força e a estabilidade do tronco superior e membros para que possa lidar melhor com as exigências do cuidado do seu bebé;
  • recuperar uma boa forma física mais rapidamente;
  • fazer com que se sinta bem e com mais energia.


Inês Azevedo Fraga

Nota: Imagens gentilmente cedidas pela goall health step by step