Por esta altura, as vogais fazem parte não só da rotina de estudos, mas também do dia-a-dia do seu filho. São elas o início da grande aventura que é "aprender a ler". Não sabe como ajudar o seu filho ou está com dificuldades nessa tarefa? Não se preocupe! Pode ser mais fácil do que imagina... com a sua paciência e persistência ele sentir-se-á mais amparado e desafiado para aprender cada dia mais e melhor. Incentive-o a ler e a identificar as vogais em coisas simples, como no seu nome, em brinquedos, embalagens, sinalização ou desenhos animados. 

Procure por jogos e livros do interesse do seu filho que poderá comprar a baixo custo ou reproduzir em casa, para ajudar na aprendizagem das vogais. Com eles, conseguirá manter a atenção da criança na tarefa e fará com que ela tenha mais interesse e facilidade em associar as vogais a imagens e sons. 


A fonologia (sons) é importante ser trabalhada. Primeiro são ensinados os sons de cada letra individualmente e só depois são construídas as misturas de sons, de modo a que as crianças formem as palavras. Para isso, é preciso que o seu filho perceba que as palavras são formadas por fonemas, que são os sons e aprenda a decodificar, ou seja, entenda que os fonemas e os grafemas formam as palavras e aprenda as regras da escrita. Dessa forma, apresente ao seu filho as vogais orais (a, ê, é, i, ô, ó, u) e as vogais nasais (am, em, im, om, um). Com isto, ele será capaz de construir sozinho a pronúncia de cada um. Este método pode ser aplicado em curtos espaços de tempo até que a criança se familiarize. 

Por meio da música, a memorização e aprendizagem podem tornar-se mais fáceis e, consequentemente, a sua tarefa de como ensinar vogais. Sendo assim, procure em livros, na internet ou em desenhos animados na televisão, algumas músicas educativas. Geralmente elas são em forma de poema ou ensinam até mesmo como escrever cada letrinha. Após isto, cante com a criança e faça-a copiar as vogais (sozinhas ou a dar a mão) para um caderno. Assim, ela explorará não só os sons das vogais, mas também os ditongos e a grafia de cada uma. Recorte das revistas e jornais as vogais e façam colagens divertidas e coloridas. Além de mais fácil, poderá ser divertido para todos. 

Deixo como sugestões de leitura algumas obras criativas, muito divertidas, que vão prender a atenção dos mais pequeninos e ajudam pais e filhos a superar este desafio juntos. 

Não se esqueça que um aluno que lê é um aluno que aprende mais e melhor!

Boas leituras!






Nota: Imagens dos livros retirados do Google Imagens


Teresa Alexandre