Um bom regresso à rotina é essencial para um ano letivo tranquilo, pleno de sucesso e de bons momentos, tanto na escola como em família. Já que esta fase pode causar alguma ansiedade a todos, deixo alguns conselhos de mãe experiente e de professora dos nossos pequeninos. 




Vamos lá... acalme-se primeiro e tranquilize o seu filho depois. Seja sempre POSITIVO.

  •  Sempre que possível tome o pequeno almoço em família e com calma deixe espaço para o diálogo com o seu filho, esclarecendo-lhe todas as dúvidas. 
  • Se o seu filho quiser levar algo para a escola (brinquedo), permita-o na condição de ser só nos primeiros dias, de só brincar se tiver muitas saudades, mas não deixe de dar conhecimento ao professor e pedir a sua opinião. 
  • Envolva os seus filhos na compra do material e opte por materiais simples que não sejam objetos de distração. Opte por cadernos leves e de capa resistente (plástico). 
  • Nos primeiros dias fique até ao toque de entrada e nunca saia sem se despedir com carinho e de forma rápida. 
  • Seja pontual quando o vai buscar à escola, pois saber que pode contar consigo dá-lhe segurança. Converse sobre o dia e elogie-o sempre e pergunte-lhe se tem algum recado do professor, para assim ir ganhando responsabilidade e saber transmitir as informações ao longo do ano letivo. Mesmo assim... tome atenção: consulte todos os dias a caderneta do aluno. 
  • Defina qual o local de estudo/ trabalho e se ele quiser fazer os trabalhos na cozinha enquanto faz o jantar permita-o, pois nos primeiros anos ainda precisam de auxílio, mas só neste caso...

O primeiro dia de escola é uma viagem ao início de uma etapa singular na vida de qualquer criança. É a entrada para um mundo novo e diferente, com experiências e vivências tão fortes, que nunca mais serão esquecidas. Sempre que possível, tente passar bons momentos com o seu filho, visitem a escola, arrumem o material e as roupas, dediquem momentos à leitura e a fazer alguns exercícios de revisão do ano anterior. A leitura é uma excelente opção para estes primeiros dias, pois cria vínculos afetivos, desperta emoções e é uma excelente forma de regressar aos livros. Leia a pares se o seu filho ainda não for autónomo na leitura e pergunte-lhe página a página o que acabou de ouvir ou de ler. Ao ler para o seu filho, mostre entusiasmo na leitura e até suspense, não lendo de imediato a página seguinte. Se ele for autónomo peça para ler em voz alta ou em silêncio e peça-lhe para recontar a história. Não insista se ele não quiser ler naquele momento. Sugira-lhe outro momento à sua escolha. 


Sugestões de leitura e atividades para o mês de setembro:

Destaco a obra "O dia em que o monstro veio à escola!", pois inclui atividades para ensinar regras de convivência e comportamento dentro e fora da sala de aula, expetativas durante os primeiros dias de aulas.













Bom regresso para todos e um excelente ano letivo 2018/ 2019. 



Teresa Alexandre