A cárie é uma doença que destrói os dentes, através da conjugação de diversos fatores. De uma forma muito descomplicada é necessária a presença de micro-organismos cariogénicos, capazes de processar os hidratos de carbono dos alimentos, gerando um ambiente acídico. Esse baixo pH remove o mineral do tecido dentário causando uma cavidade a que se chama lesão de cárie. Uma vez que não é possível remover definitivamente, da cavidade oral, os micro-organismos cariogénicos a única forma de prevenir o aparecimento de lesões é não alimentar os micro-organismos, ou seja impedir que os restos alimentares estejam em contacto com os dentes durante muito tempo. Para tal é necessário higienizar corretamente pelo menos de 12 em 12h (de manhã e à noite). Por outro lado, é também necessário que sempre que existe uma maior ingestão de hidratos de carbono, particularmente de açúcares, a higiene oral seja feita o mais brevemente possível. 




Como o processo carioso se desenvolve gradualmente há indícios que podem ser úteis para detetar e parar o desenvolvimento de uma lesão. É possível, nas fases iniciais, quando ainda não existe cavidade, parar o processo e mesmo revertê-lo, através da remineralização. Esses indícios são manchas brancas que são facilmente identificadas pelo médico dentista, que poderá aconselhar no sentido de controlar e impedir a progressão da doença. 

No caso da lesão de cárie ter avançado a um nível em que já tenha formado cavidade, a única forma de impedir a progressão é removendo o tecido dentário, que está desmineralizado e colocando um material que substitui esse tecido e impede o acesso dos micro-organismos ao interior da lesão. Essa é a forma que o médico dentista tem de parar a lesão, mas não cura a doença. 




A única forma de manter os dentes saudáveis é impedir que se forme a primeira cavidade, o que só acontece com a prevenção e controlo da doença. A prevenção pode ser feita em casa com uma boa higiene oral e cuidado com a alimentação, mas também é feita no consultório com a aplicação de selantes dentários e ensinamentos de escovagem. 



Sofia Arantes e Oliveira