Por ser este um testemunho muito especial, partilho uma viagem também muito especial. Para esta viagem não comprei bilhete e nem sequer fiz as malas!

À espera do meu segundo filho, às 29 semanas de gestação viajei até ao mundo da prematuridade e vivo na primeira pessoa esta experiência de ter um bebé "antes do tempo" e tudo o que envolve o dia-a-dia no serviço de Neonatologia. 

Senti receios, angústias, medos e muitas inseguranças. Confesso que inicialmente até me senti culpada. Vi a fragilidade dos Pais e bebés que, tal como o meu, nasceram apenas com algumas centenas de gramas de amor e muita vontade de vencer. Ouvi tantas vezes: "Tem calma, um dia de cada vez!" e eu cheia de pressa para tirar o meu filho dali. 

Num primeiro momento, o meu coração gelou, chorei ao ver o meu filho com apenas 1750g e alguém (um anjo) me disse: "Mãe, ele precisa de ti!". Estas palavras deram-me força para reconstruir o chão que me roubaram e segui em frente neste viagem inesperada.  

Vivi naquele serviço de Neonatologia ao segundo, ao minuto. Alimentei-me de mais umas gramas, so cheiro do meu bebé, do toque macio da sua pele. Dei-lhe os meus cuidados, o meu calor e o meu amor. Por ele, por nós, nunca desisti. Foi este o meu mundo e o meu sonho. 

Agradeço aos anjos de batas brancas pelas palavras carinhosas, por festejarem comigo todas as vitórias e pela força que me deram nas derrotas. 

Obrigada às mães guerreiras que partilharam comigo o quarto das Mães. Foram momentos de partilha, lições de coragem, persistência, humildade e sacrifício. 

Meu Deus, que viagem! Uma viagem única e especial. Uma lição de vida que me ensinou a não ter pressa, a viver a vida ao momento, a amar o próximo e a ouvir verdadeiramente as pessoas. 

Hoje sinto que superei, mas não esqueci ser Mãe prematura, sentindo sempre uma força interior própria de uma Mãe guerreira e uma enorme vontade em partilhar, ajudando outras mães. Não hesitei em abraçar a causa tornando-me mentora dos grupos de partilha mútua, do grupo de Pais para Pais, no âmbito do projeto "Share for Care". 

Quero fazer parte de um grupo terapêutico, aberto à partilha, ajudando os Pais a aceitar a prematuridade e viver um dia de cada vez. Quero estar presente nos moemntos de angústia com uma palavra de esperança. Quero apontar caminhos quando a incerteza se instala. Quero contribuir para o bem-estar dos bebés, Família e assim diminuir o sofrimento que conheço tão bem. 

Obrigada pelo bilhete desta viagem!!


Teresa Alexandre