Existem inúmeros estudos científicos que demonstram que a prevenção é um método bastante mais eficaz no combate à cárie do que o tratamento. Por esta razão, a primeira visita ao consultório dentário é feita com o intuito de prevenção e deve ser feita antes de já existirem problemas, idealmente quando nasce o primeiro dente. Uma visita de rotina é sempre mais simples do que uma primeira visita em que se têm de fazer tratamentos dentários. 

Nesta primeira consulta os Pais são informados sobre os métodos de higiene oral e sobre as necessidades de flúor. O clínico avalia o desenvolvimento oral e dentário da criança e informa os Pais sobre as consequências da nutrição e dos hábitos orais (chucha e dedo) na dentição de leite e definitiva.



A higiene oral (dos dentes e estruturas anexas como língua e gengiva) deve ser feita com um intervalo máximo de 12h, uma vez que os micro-organismos que causam a cárie demoram cerca de 12h para se organizarem numa placa bacteriana (restos de alimentos, saliva e bactérias que cobrem os dentes) e começarem a tornar o ambiente acídico. No entanto, muitas vezes a higienização não é executada corretamente por as crianças não permitirem, daí que seja importante e ideal lavar após cada refeição. 

Quando a higiene oral é negligenciada a quantidade de colónias de micro-organismos prolifera exponencialmente. Por esta razão e também por uma questão de hábito mesmo antes do nascimento do primeiro dente deve haver o cuidado de higienizar a boca do bebé com gaze, dedeira ou escovas apropriadas à higiene oral do bebé, à venda no mercado. 



Sofia Arantes e Oliveira