No lindo dia de 23.12.2015, o meu mais-que-tudo decidiu nascer a todo o custo! 

Ao chegar ao Hospital, nem eu nem o meu marido estávamos preparados para as palavras: "Vai ter de ficar internada, pois existe o risco do menino nascer neste momento, o que vamos tentar evitar."

Depois de horas de medicação chegam à conclusão que tem mesmo de nascer e agora alertam-nos para o alto risco do menino não resistir. 

Pais de primeira viagem! Foi um enorme choque!!!

O parto aconteceu sem problemas, felizmente. Eu não sabia o que esperar. Não ouvi o meu bebé chorar, não respirava e teve de ser logo levado, reanimado e eu sem saber de nada. A pediatra ainda mo mostrou, assim muito rápido, já naquela caixinha (a incubadora) e disse-me: "Até já mamã!"

Só pude ver o meu filho, que nasceu às 9h23, de noite quando me deixaram sair da cama. São sentimentos que não sei explicar. Um bebé pequenino, magrinho, cheio de tubos e fios dentro de uma caixa. Não é de todo o que queremos ver, ou o que esperamos ver! Não pude fazer nada para que ele melhorasse! Nada do que eu fizesse ou dissesse ia mudar a sua situação. É um sentimento de impotência!

O menino corria risco de vida, contraiu infeções... enfim, um monte de coisas que nenhum Pai está preparado para viver. São pequenos guerreiros que fazem de nós super Pais! Eles dão-nos força para viver, para estarmos ali todos os dias das 9h às 23h a vê-lo ser "picado", medicado, etc. E estarmos ali a olhar unicamente para ele.

Foi muito difícil não pegar no meu filhote durante uns dias, vê-lo pelo vidro e viver cada dia como se fosse o último, mas ao mesmo tempo ansiar que fosse o primeiro de muitos!!

Cada grama de peso foi uma felicidade imensa e ao fim de 26 dias de luta e muitas recaídas lá viemos embora com a tão esperada alta. Nasceu de 32 semanas e até hoje, já com 27 meses, não tem nenhuma sequela. 

Nada do que eu diga ajuda algum Pai ou Mãe, porque só quem passa por isto é que consegue sentir tudo de uma forma intensa. Mas, a força está em nós e no instinto de ser Pai ou Mãe. Vamos buscar forças onde não sabemos que temos e o amor é que nos move!

Viver um dia de cada vez é o nosso lema!

Obrigada.



Ana Mota Faria