Como surgiu o Dia do Pai?

O Pai nem sempre foi considerado um dos pilares mais importantes na vida de uma criança. Antigamente era apenas visto como uma figura austera, cujo objetivo era prover as necessidades da Família, do ponto de vista económico. O Pai era quem trabalhava fora de casa, alguns na agricultura, para que a comida nunca faltasse na mesa e houvesse algum fundo de maneio para as restantes necessidades. Ficava a cargo da figura materna a educação da criança. 

Não obstante esta situação, o Pai mantinha-se como uma figura importante, embora não com o significado atual. 

Isto leva-nos à primeira descrição histórica da origem do Dia do Pai.

Reza a história que este dia teve início na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu usou um pedaço de argila para criar um cartão de forma a transmitir uma mensagem de agradecimento a seu Pai. 

Pai tenho em si a figura de um mentor, seu exemplo moldou a minha personalidade e transformou-me no homem que hoje sou. 
Desejo saúde e vida longa a si meu Mestre, meu Senhor, meu Pai.

Este exemplo foi seguido por diversos povos e civilizações, levando desta forma à celebração deste dia. 

No entanto, conta também a história que em 1909, em Washington, a filha de um veterano da Guerra Civil, Sonora Louise Smart Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às Mães, sentiu que deveria homenagear o seu Pai. Isto porque John Bruce Dodd viu morrer a sua mulher durante o trabalho de parto do seu sexto filho e criou estes seis filhos sem a ajuda de ninguém. 

Este orgulho pelo seu Pai fez com que em 1910 Sonora enviasse uma petição para a Associação Ministerial de Spokane, cidade pertencente a Washington. 

Oficialmente, o Dia do Pai foi celebrado a primeira vez a 19 de junho desse ano, dia do aniversário do Pai de Sonora. 

Em Portugal, o Dia do Pai é celebrado a 19 de março, dia de S. José (Pai terreno de Jesus Cristo, tendo em conta a Igreja Católica). 

Independentemente da cultura, ideologia religiosa ou dia escolhido para a celebração, o importante é reconhecermos a importância do Pai, a sua presença na vida da criança e, consequentemente, promovermos e incentivarmos o seu envolvimento nesta última. 

O Pai, a Mãe e Eu deseja a todos os Pais que nos seguem um dia cheio de amor e reconhecimento. No entanto, que este dia possa ser celebrado em Família durante todos os dias do ano. 

A vossa importância não se resume apenas ao dia de hoje!



O Pai, a Mãe e Eu


(informação recolhida nas páginas Wikipédia e Portal da Família)