E pronto... Terminou!

Fui finalmente vencida ao fim de 6 meses de luta!!

Depois de horas de bomba, horas de relactação e translactação, CAM (Conselheira em Aleitamento Materno) cá em casa, massagens no banho, luvas de látex com água quente, Promil e chá de funcho, acumulando sessões de extração de 5 mL/ 15 mL/ 30 mL para conseguir um total de 120 mL/ 150 mL, por vezes uns abençoados 50 mL numa só sessão para alegrar...

... tudo termina!!!

O Pequenote começou a recusar a mama e era rara a vez que conseguia chegar aos 10 mL por sessão. No início pensei ser falta de pressão da máquina, pois o que sentia nada tinha a ver com a pressão de antes. A máquina era emprestada, por isso comprei uma nova... igual! Ao que parece não se sente o mesmo se não tivermos praticamente nada para extrair. A máquina, essa, ficou de lado. Tinha 2 semanas de existência. Mas, mais do que isso, é o sentimento de que tudo acabou.

Iniciámos então a fase de "beber o que a Mamã conseguiu congelar". Também é uma fase boa, diferente e acolhedora. Cada biberão de leite materno tem inerente a si um pequeno sentimento de sucesso.

"Um biberão de leite materno por dia (para fazer render), mal sabe o bem que lhe fazia" 😊

Se pudesse voltar atrás teria feito tudo de maneira diferente? Tudo não! Mas o esforço, dedicação e amor seriam os mesmos de certeza!

Será que fiz tudo o que estava ao meu alcance para lhe dar o "melhor de mim"? Sim, sim e mais sim! Consciência tranquila que sim!

Valeu a pena? Claro que sim! Cada lágrima, cada dor, cada corrida, cada segundo de volta das mamas, ...

Adeus amamentação! (Não) Deixas saudades!!

P.S. Filhote, não te preocupes que sempre que precisares de um abraço apertado cá estarei para te reconfortar e aconchegar ainda mais.



Mãe Joana