8 Meses

Agora acabou-se o sossego! 

O bebé gosta de explorar e de se movimentar, testando os limites dos movimentos do seu corpo. Tudo é novo e o bebé tem uma curiosidade enorme em conhecer tudo o que o rodeia. Já consegue passar da posição de bruços para sentado; rasteja para a frente; consegue ficar de gatas, baloiçando-se para a frente e para trás. 

Em pé, agarrado, gosta de pular. É a chamada fase do "pula-pula"! Faz pinça fina, ou seja, agarra pequeninos objetos usando o polegar e o indicador. Aponta para os objetos ou para chamar a atenção dos adultos. Começa a explorar o mundo com os dedinhos, enfiando o indicador em todos os orifícios, incluindo tomadas elétricas. Um desassossego! 
  • Proteja as tomadas elétricas; atenção aos fios dos candeeiros e toalhas penduradas... eles vão puxar!!!
    Mantenha as portas da casa de banho e cozinha sempre fechadas. Se tiver escadas coloque uma cancela.
    Objetos e substâncias perigosas arrumados em local vedado à criança. Se houver irmãos mais velhos, atenção aos brinquedos com peças pequeninas. Inevitavelmente irão colocá-las na boca, podendo engoli-las.

  • Não deixe nunca o bebé sentado na cadeira de alimentação sem os cintos corretamente apertados. A cadeira do bebé deve estar suficientemente afastada da mesa dos pais, para evitar que chegue aos alimentos quentes.
  • Deve dizer NÃO firmemente para que o bebé comece a perceber o que é e o que não é permitido.
  • Durante a alimentação dê-lhe a colher para a mão para que possa treinar a coordenação mão - boca. Dê-lhe também um copo com pegas para que beba a água sozinho.



9 Meses

Embora gatinhar não seja um requisito obrigatório, os que o fazem normalmente é por volta do nono mês que iniciam esta habilidade. Começam a pôr-se de pé agarrados às grades da cama. Ficam em pé apoiados. Quando se querem sentar, deixam-se cair de rabo.

  • Coloque o bebé de joelhos a brincar numa mesinha de atividades. Incline-o para um dos lados para que ele liberte a perna oposta e faça o apoio no pé (posição semi-ajoelhado). Treine isto para ambos os lados.


  • Quando o bebé está sentado no chão e vai levantá-lo, permita que o bebé participe na atividade: coloque-se perpendicularmente ao bebé, dê-lhe as mãos, faça-o rodar o tronco e ficar de joelhos. Incline-o para um dos lados para ficar semi-ajoelhado. Puxe-o agora para ficar em pé. Desta forma, a criança aprende mais rapidamente a pôr-se de pé sozinha.
  • Incentive os jogos de encaixe e de empilhar.
  • Proporcione momentos de leitura, identificando objetos e animais. 


10 Meses

Começa a fazer marcha lateral, ou seja, anda de lado agarrado aos móveis ou às paredes. Contudo, o gatinhar ainda é a forma de locomoção preferencial, uma vez que consegue fazê-lo com maior velocidade. Em pé apoia a barriga para libertar as mãos para brincar. Consegue apanhar um objeto do chão mantendo-se agarrado com a outra mão. 
  • Pode treinar o equilíbrio em pé, encostando o bebé a uma parede.
  • Use sapatos com contraforte atrás para lhe dar mais estabilidade no tornozelo.
  • Deixe a criança descalça experimentar vários tipos de texturas de chão como a areia, relva, o tapete, ... Assim irá ajudar na formação do arco do pé e melhorar o seu equilíbrio.

  • Pode treinar a marcha segurando o bebé pelas mãos (não levante os braços do bebé acima do nível dos ombros dele) ou então deixe-o empurrar um banco/ cadeira pesado e estável. Atenção que há alguns carrinhos de empurrar à venda no mercado, que supostamente são para treinar a marcha, mas são extremamente leves e por isso não são seguros!!

  • Brinque com a criança empurrando-a ligeiramente para trás, para que caia de rabo no chão. É importante saber cair para não "ganhar" medo.




Sandra Crespo


Imagens retiradas do Google Imagens