11 Meses
Já tem uma personalidade muito forte, sabendo bem o que quer e o que não quer. Já responde a pequenas ordens como "dá cá o sapato!" ou "onde está a mamã?". Quer comer sozinho. Passa a maior parte do tempo em pé. Anda seguro por uma das mãos, passa de um móvel para o outro podendo até dar uns passinhos. Anda com as pernas abertas e os braços levantados para ter mais equilíbrio.
- Ande com a criança apenas segura por uma mão ou segurando atrás na camisola. Se percebe que a criança ainda tem medo, não force. Dê-lhe o apoio que precisa até ganhar mais confiança. Dê-lhe tempo!
- Os pais podem colocar-se frente a frente e a criança vai de um para o outro, sozinha. Vamos aumentando progressivamente a distância.
12 Meses
Normalmente, por volta dos 12-13 meses, as crianças adquirem a marcha independente. Há algumas que são um pouco mais medrosas e têm dificuldade em largar o dedo dos pais, libertando-se um pouco mais tarde.
Conseguem pôr-se de pé sem apoio e brincam de cócoras. Nesta fase, a criança está fascinada com a sua autonomia e quer explorar tudo à sua volta. É, por isso, normal que passe menos tempo sentada a brincar. Têm uma energia inesgotável!!
Diz, em média, 6 palavras; reconhece nos livros alguns animais e imita os sons que alguns deles produzem. Elas imitam a atitude dos pais, por isso é preciso dar bons exemplos. Nesta altura, as crianças vão essencialmente aperfeiçoar as tarefas anteriores, uma vez que ganham mais força, mais destreza e mais equilíbrio, tornando todos os movimentos mais harmoniosos.
Conseguem pôr-se de pé sem apoio e brincam de cócoras. Nesta fase, a criança está fascinada com a sua autonomia e quer explorar tudo à sua volta. É, por isso, normal que passe menos tempo sentada a brincar. Têm uma energia inesgotável!!
Diz, em média, 6 palavras; reconhece nos livros alguns animais e imita os sons que alguns deles produzem. Elas imitam a atitude dos pais, por isso é preciso dar bons exemplos. Nesta altura, as crianças vão essencialmente aperfeiçoar as tarefas anteriores, uma vez que ganham mais força, mais destreza e mais equilíbrio, tornando todos os movimentos mais harmoniosos.
Proporcionar um ambiente estimulante é fundamental, mas tendo sempre em conta os limites da criança. A ansiedade dos pais pode atrapalhar o seu progresso. Quando ela não conseguir fazer uma das brincadeiras propostas, não desanime, tente noutra altura. Deixe que ela aprenda no seu tempo. Não faça comparações com o irmão mais velho ou com outras crianças. Cada um tem a sua personalidade e os seu ritmo. O mais importante é que os pais e a criança sintam prazer nas atividades que estão a realizar.
Espero que estas dicas tenham sido úteis e que contribuam para o bem estar da família.
Espero que estas dicas tenham sido úteis e que contribuam para o bem estar da família.
Sejam felizes!!
Sandra Crespo
Imagens retiradas do Google Imagens
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