5 Meses

Deitado de barriga para baixo consegue levantar o tronco ficando apoiado só nas mãos. De barriga para cima, brinca com as pernas e com os pés. Transfere objetos de uma mão para a outra. Agarra tudo o que está à sua volta e leva à boca. Consegue virar-se de lado e por vezes vira-se de barriga para baixo. Senta-se como tronco todo inclinado para a frente e as mãos apoiadas entre as pernas. O seu rosto já manifesta expressões de alegria, excitação, susto ou medo. 
  • Brinque com o bebé deitado de barriga para cima, com as mãos nos joelhos, balance-o para um lado e para o outro. 
  • Sente-o ao seu colo ou numa bola e balance-o lentamente de um lado para o outro. Veja como ele ajusta o tronco para se equilibrar.

  • Podemos começar a sentar o bebé com almofadas à volta ou no canto da cama de grades. Devemos colocar um tabuleiro com os brinquedos ou escolher brinquedos mais altos. Como o bebé ainda tem pouca força nas costas, se se inclinar à frente para apanhar o objeto que está no chão, terá muita dificuldade em voltar à posição inicial.

  • Quando sentado ao colo dos pais, reduza o apoio dado ao bebé.

  • Pode transportar a criança voltada para a frente, com o rabinho apoiado na sua anca. Não só tem um maior campo de visão, como está a fortalecer os músculos das costas.
  • Se o bebé estiver deitado e pretender sentá-lo, puxe-o por uma das mãos permitindo que ele apoie a outra mão no chão.
  • Coloque o bebé em frente ao espelho para promover reações.

  • Ofereça-lhe brinquedos com diferentes texturas, consistências e formas. 


6 Meses

Já tem equilíbrio sentado. Se estiver interessado num brinquedo, quando tentamos retirar-lho, ele vai oferecer resistência. Quando deitado de bruços, rola para a posição de barriga para cima e vice-versa. Leva os pés à boca. Gosta de ser o centro das atenções e não gosta de ficar sozinho. Distingue os rostos familiares e os estranhos. 
  • Com o bebé sentado, coloque os brinquedos dos lados em vez de os colocar entre as pernas. Incentive-o a ir buscar os brinquedos que estão mais longe. O bebé irá inclinar-se e acaba por cair ficando de barriga para baixo. Como na fase inicial, esta passagem faz-se de forma rápida e pouco controlada. É importante escolher brinquedos que evitem que o bebé se magoe ao cair sobre eles.

  • É altura de ensinar partes do corpo como a cabeça, mãos e pés; dizer o nome dos objetos usados nas rotinas (sapato, copo, colher, água, etc.); bater palminhas, fazer jogos como "a pitinha põe o ovo". Deve falar muito com o bebé e cantar canções.

















7 Meses

Nesta fase, o bebé já se movimenta bastante: passa de sentado para a posição de barriga para baixo com controlo, rebola para ir buscar os brinquedos; rasteja para trás revelando alguma frustração, porque se encontra cada vez mais longe do objeto. Anda à volta fazendo da barriga o ponto de apoio. Em pé, agarrado pelas axilas, já faz um bom apoio dos pés, suportando o peso do corpo nas pernas. Quanto à linguagem, é a fase em que começa a dizer algumas sílabas: "dá-dá-dá", "ma-ma-ma", "pá-pá-pá". 
  • Para se sentar, dê-lhe a mão e espere que o bebé se puxe;
  • Com o bebé de bruços, ponha os brinquedos à frente dele, mas distantes para que precise deslocar-se para os agarrar. Ajude-o a fixar os pés no chão para que consiga dar o impulso para a frente.

  • Não use "aranhas"! Elas são uma falsa ajuda: o bebé está suportado por isso não treine o equilíbrio; como não chega ao chão, vai fazer o apoio apenas na ponta dos pés; por estar sentado fica com pernas arquedas; vai deslocar-se movendo os dois pés ao mesmo tempo e não alternadamente, como é suposto na marcha. 





Sandra Crespo

Imagens retiradas do Google imagens