2 Meses

No segundo mês são visíveis novos comportamentos e conquistas. Deitado de barriga para baixo, o bebé consegue manter a cabeça levantada durante mais tempo; roda a cabeça na direção de um som que lhe desperta a atenção. Embora as mãos se mantenham ainda a maior parte do tempo fechadas, abre-as quando tocadas por um objeto. Sorri muito, começa a emitir sons e faz algumas expressões para imitar o adulto como deitar a língua de fora e enrugar a testa. Faz movimentos rápidos das pernas e braços para manifestar alegria.
  • Podemos colocar mobiles no berço do bebé para que ele comece a seguir o movimento dos objetos.
  • Para facilitar a posição de barriga para baixo, colocamos um rolinho debaixo das axilas, de forma a que o bebé consiga fazer o apoio nos antebraços. Coloque brinquedos com luz e som à frente dele, para o incentivar a manter a cabeça no meio e levantada.

  • Sempre que precisar mudar o bebé de posição (de barriga para cima, para posição de bruços e vice-versa), faça-o rodando o bebé sobre ele próprio.



3 Meses

Já se mantém bastante tempo de barriga para baixo, com apoio nos antebraços (sem nenhuma ajuda), conseguindo manter a cabeça elevada para observar os movimentos à sua volta. De barriga para cima já consegue esticar os braços para tocar nos objetos, agarra-os e leva-os à boca. Segue os objetos até 180º. Quando puxado pelas mãos para a posição de sentado, a cabeça acompanha o corpo. 
  • Escolha brinquedos leves e fáceis de agarrar, para que o bebé os consiga explorar com facilidade e segurança.
  • Coloque o bebé no tapete, no chão, sempre que estiver acordado e disponha os brinquedos à sua volta para que ele comece a tentar alcançá-los. Evite as espreguiçadeiras!

  • Faça a brincadeira do avião.

  • Coloque o bebé deitado de lado a brincar e assim estará a treinar o equilíbrio.

  • Não prepare refeições ou ingira bebidas quentes com o bebé ao colo. Ele pode ter um movimento brusco e derramar a bebida sobre si próprio. 


4 Meses

Nesta fase, o bebé revela uma grande evolução na socialização: a sua vocalização é mais rica e mais intensa, dá gargalhadas, guincha ou tosse para chamar a atenção sobre si; reage quando o chamam pelo nome. Tem preferência por um brinquedo. Quando está de barriga para baixo já consegue levantar o tronco superior e libertar uma mão para tocar no brinquedo. 
  • É a altura ideal para começar a brincar com o bebé: fazer caretas, esconder a cara (fazer "cu-cu"), emitir sons parecidos com os que ele faz, para que os repita.

  • No banho permita que a criança explore a água, movimentando-se à vontade, chapinhando.
  • Evite brincadeiras agitadas antes da hora de dormir, pois poderá comprometer o sono. 





Sandra Crespo


Imagens retiradas do Google Imagens