Todos os pais querem o melhor para os seus filhos e, de alguma forma, contribuir para que tenham um desenvolvimento motor adequado e harmonioso. Muitas vezes o que acontece é que não sabem quais são as competências esperadas para cada uma das fases do bebé e consequentemente, como ajudar o seu filho a adquirir essas mesmas competências. 

Desta forma, este artigo tem como objetivo dar a conhecer as etapas do desenvolvimento motor normal, no primeiro ano de vida das crianças, bem como fazer sugestões de atividades para que os pais possam acompanhar e estimular os filhos de forma mais apropriada.

Consideram-se três grandes áreas do desenvolvimento infantil: motor, cognitivo e emocional. Estas três áreas interligam-se, influenciam-se e acontecem em simultâneo. O desenvolvimento motor decorre, maioritariamente, no primeiro ano de vida e de forma sequencial. Cada competência ou capacidade adquirida é fundamental para a aquisição da próxima. Contudo, apesar do desenvolvimento ter fases e etapas bem definidas, cada um terá o seu próprio ritmo. Cada bebé, tal como o indivíduo adulto, irá responder de forma muito particular aos estímulos vividos e/ ou oferecidos. O ambiente e a quantidade de estímulos a que a criança é sujeita vai ter grande influência quer nas competências motoras, quer comportamentais. O bom senso, o carinho, a calma e o respeito estão na base do sucesso do desenvolvimento psicomotor e da relação pais-filho.

Vejamos então, mês a mês, as competências esperadas e algumas estratégias para ajudar na aquisição das mesmas. 


Recém-nascido

Os primeiros dias são de descoberta. O bebé está a adaptar-se ao seu novo mundo. Também para os pais é tudo novidade. Com tempo, calma e sobretudo sem angústias, vão aprendendo a reconhecer comportamentos e as necessidades do bebé.

É fundamental que usufruam do momento! O bebé recém-nascido apresenta uma posição muito fletida, com a cabeça rodada para um dos lados. De barriga para baixo, ele é capaz de levantar a cabeça e de a virar para um lado e para o outro a fim de libertar as vias aéreas. Distingue a voz da mãe de todas as outras e acalma com música suave e ritmada. 
  • O bebé recém-nascido passa a maior parte do tempo a dormir e, como tal, ainda não está muito disponível para a interação. Contudo, pode aproveitar para o embalar ao colo, conversar ou cantar para ele, mantendo o seu rosto a uma distância de 15 - 20cm, que é a distância a que ele vê.
  • Cada vez que deitar o bebé no berço, deite-o numa posição diferente para evitar o achatamento da cabeça.
  • Aproveite o tempo do sono do bebé para descansar também.


Um mês

Já mantém a cabeça ao centro; fixa e segue o rosto do adulto a uma distância de 30cm; quando falam com ele fica parado e atento. Sorri. De barriga para baixo levanta a cabeça por breves instantes. 
  • Converse com o bebé mantendo-o alinhado e a uma distância de 30cm.
  • A posição de bruços é importante, pois estimula a elevação da cabeça e, posteriormente, o seu controlo. Deverá aproveitar a rotina do bebé e colocá-lo de barriga para baixo: sempre que põe o creme nas costas ou tem que apertar/ desapertar as molinhas da roupa.

  • Pode deitá-lo de bruços no seu próprio peito (mãe/ pai).

  • Não deixe o bebé no "ovinho", na espreguiçadeira ou em qualquer cadeira de transporte sem os cintos devidamente apertados.




Sandra Crespo

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