Olá Patrícia, em primeiro lugar agradecer a sua disponibilidade para responder a algumas perguntas sobre o exercício físico e a sua importância na gravidez. 

Considero que, hoje em dia, já há muitas mulheres que valorizam o seu corpo e o seu bem-estar, mas estamos um pouco aquém do desejado. Para além disso, o CrossFit é uma modalidade não muito conhecida, nem divulgada e parece-me a mim que será interessante dar a conhecê-la e mais ainda, a possibilidade da grávida praticar. 

Em segundo lugar, gostaria de desejar-lhe muitas felicidades para este novo caminho que está prestes a iniciar. Um caminho de uma grande aventura, mas repleto de muito amor e satisfação pessoal. 

Agradeço desde já a sua atenção e retribuo os votos de sucesso e de tudo de bom! O importante é sermos saudáveis e felizes, não será?!


Que idade tem e qual a sua profissão?

Tenho 35 anos (farei 36 a 31/ 08) e sou empresária na área dos seguros. 


De quantas semanas de gravidez está? Ao longo da gravidez manteve uma prática constante de exercício?

Estou de 30 semanas. Sendo que só constatei que estava grávida com 7 semanas, ainda pratiquei o exercício habitual (Surf, Yoga, CrossFit). Após descobrir a gravidez, no primeiro trimestre pratiquei apenas Yoga, em especial por ter a placenta muito baixa. 


Já praticava a modalidade antes de engravidar? 

Sempre pratiquei exercício físico. Surf há quase 10 anos, Yoga e CrossFit mais recentemente... creio que há 3 e 2 anos, respetivamente. Contudo, sempre pratiquei regularmente exercício físico, em modalidade de ginásio, que não me trouxe a gratificação/ resultado pessoal que estas atividades vieram trazer, aquando do começo das respetivas práticas.


Que importância dá ao exercício e em particular na condição de grávida?

Creio que é fundamental a prática de exercício físico regular. Não apenas a nível físico, pelo bem-estar e superação pessoal, como pela parte psicológica. A sensação de satisfação e felicidade após as práticas físicas, qualquer uma das que pratico, são indispensáveis para a minha realização pessoal e felicidade.

Na condição de grávida tem sido imprescindível para a prevenção do aumento de peso, na diminuição da perda de mobilidade que a gravidez acarreta e, sobretudo, para o meu bem-estar psicológico e diário.


Não considera o CrossFit uma modalidade "pesada"/ exigente para quem está grávida?

Parece-me que a prática de CrossFit, desde que bem acompanhada por profissionais de excelência (como são os da "minha Box"), é completamente adequada. Em nada considero pesada ou exigente, pois todos os exercícios são adaptados à minha condição, ao meu estado de espírito diário e até às condições envolventes (exemplo: temperatura exterior, ...).


Que benefícios considera que o CrossFit tem para uma mulher grávida?

Todos, quer pela parte física, quer pela psicológica. Como referi, anteriormente tive alguns cuidados no 1º trimestre decido à placenta estar ainda baixa. No 3º trimestre já está tudo normal.

O CrossFit tem ajudado em muito para que a minha gravidez esteja a ser completamente normal, ativa e saudável.



Após um treino, qual a sensação que prevalece? Tem alguns cuidados específicos?

A principal sensação é de poder estar ativa, mas aliada à partilha dessas sensações com outro Ser, o que nos traz uma tranquilidade e uma felicidade interior sem igual. 

Não tenho outros cuidados de maior, para além de praticar exercício físico, de ter uma alimentação essencialmente natural, sem consumo de alimentos processados (que já tinha antes) e ter hábitos de sono regulares.


O que diria, relativamente à prática de exercício, a uma mulher grávida? Aconselharia o CrossFit? 

Completamente! Contudo, aconselharia que a prática de CrossFit fosse acompanhada por verdadeiros profissionais. Isso é imprescindível para que o sucesso da modalidade esteja associada aos seus verdadeiros benefícios. Em Leiria é assim!

Muito obrigada pelo vosso trabalho, com vista a fomentar um estilo de vida ativo e saudável, principalmente na gravidez.