No presente artigo pretende-se expor de que forma os pais podem auxiliar no desenvolvimento psicomotor infantil, sem sair do conforto do seu lar. 

Ao longo do desenvolvimento infantil existem várias áreas e competências que surgem encadeadas. Isso deve-se ao facto do desenvolvimento psicomotor progredir de forma hierárquica. Este desenvolvimento subdivide-se em sete fatores psicomotores aliados às áreas cognitivas e emocionais, que, como explicado, condicionam-se mutuamente. Assim, é possível entender a importância de estarmos atentos aos mesmos.


Para entender melhor que tipo de atividades podem ser desenvolvidas em determinada idade, devemos compreender como progridem os fatores psicomotores:

1º fator - Tonicidade, surge no primeiro ano de vida e associa-se, como o nome indica, ao tónus muscular, pelo que deve ser trabalhado através de questões corporais como alongamentos, reforço muscular, ...

2º fator - Equilibração, entre o primeiro e o segundo ano, a criança explora o plano vertical, sendo importante o trabalho de brincadeiras que estimulem os apoios (com os dois pés ou só um), saltos, ...

3º fator - Lateralidade, até ao terceiro ano, a criança, após compreender as dimensões anteriores (horizontal, vertical) é capaz agora de iniciar a diferenciação do seu espaço interno (noção de um lado e do outro);

4º fator - Noção corporal, do terceiro ao quarto ano a criança necessita de vivências e consciencializações corporais, assim como, promoção do controlo de si mesmo;

5º fator - Estruturação espacio-temporal, até aos 5 anos é aprimorada a capacidade de compreender o espaço envolvente, noções de ritmos e localização temporal;

6º fator - Praxia global, dos cinco aos seis anos, a criança necessita de brincadeiras que envolvam coordenação, agilidade, dissociação de membro;

7º fator - Praxia fina, até aos sete anos é aprimorado o último fator para permitir a pega de lápis, manuseio de objetos pequenos, entre outros.


Conhecendo agora como o desenvolvimento progride e as respetivas competências, podemos passar à prática. O tempo em família é cada vez menor, com rotinas rígidas e pouco tempo, por isso seguem alguns exemplos de tarefas ou atividades que podem ser realizadas em casa, num curto espaço de tempo:

  • ajudar no transporte de pequenos objetos;
  • realizar percurso com almofadas ou criar pequenos fortes;
  • manusear objetos com diferentes texturas;
  • amassar folhas;
  • contar histórias, interaja com a criança, peça para virar páginas, apontar para algo;
  • concurso de caretas;
  • desenhar com espuma de barbear (atenção à supervisão);
  • brincar no parque ou no jardim de casa, pedir para ajudar a apanhar folhas e pedrinhas (agrupar por categorias);
  • pedir à criança que seja o copiloto, informando sobre o caminho de volta;
  • estender meias;
  • fazer colares de massa;
  • ajudar na cozinha;
  • dar responsabilidades (arrumar brinquedos, fazer a cama, ...);
  • brincar com os jogos que tem em casa;
  • ...

Como vimos acima, são muitas as atividades, com coisas lá de casa, que promovem o desenvolvimento. E se o tempo é ainda o inimigo, não desespere. Enquanto faz o jantar, porque não tirar alguns tupperwares e pedir à criança para os empilhar ou encaixar? Na hora do banho, principalmente com crianças mais pequenas, podemos colocar pequenos objetos e brincar ao "faz de conta". Embalagens vazias podem ser animais (e que tal imitar o som desses animais e identificar a letra pela qual os seus nomes começam?), ou simplesmente enquanto dá banho e coloca o gel no corpo, pedir para identificar as diferentes partes do corpo. Desafie a criança com atividades diferentes juntamente com materiais que não está à espera. Ajude-a a compreender as atividades. 

Se durante estas brincadeiras verificar a persistência da dificuldade em algum aspeto, procure a ajuda de um pediatra ou psicomotricista e peça uma avaliação do desenvolvimento. 

Brinque muito com os seus filhos, seja criativo, mas tenha em atenção o que já dizia Maria Montessori:

"Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem".



Fátima Sousa