A gravidez é um estado fisiológico que decorre entre a fecundação e o nascimento. À duração deste estado denomina-se Idade Gestacional (IG), período este onde se vai desenvolvendo o feto. No ser humano, este período tem uma duração de 40 semanas (9 meses, 280 dias ou 10 ciclos lunares). 

De forma a estimar a idade do feto, calcula-se a IG. Por métodos clínicos não se consegue determinar o dia da fecundação, pelo que se utiliza a data do primeiro dia da última menstruação (DUM) para se chegar ao dia da conceção de uma forma indireta.




É importante ressalvar que embora a duração de uma gestação humana seja em média de 40 semanas (40s), isto não quer dizer que a data do parto seja ao fim deste tempo, por isso se denomina data provável de parto (DPP). Esta data é relevante como referência, considerando-se gestação de termo entre as 37s e as 41s e 6d (d= dias).

A IG é contabilizada em semanas de modo a ir ao encontro das necessidades de vigilância da grávida, visto que o desenvolvimento fetal é consideravelmente rápido de semana para semana (principalmente na primeira metade da gravidez) e também as transformações no organismo da mulher.


Importância do cálculo da idade gestacional

Os partos pré-termos, pós-termos e restrições do crescimento fetal (RCF) estão associados a morbilidade e mortalidade perinatal, assim é essencial ter um conhecimento preciso da IG para atuar eficazmente e definir estratégias na vigilância materno fetal. São exemplo, a marcação de exames em datas precisas, a indução do parto (provocar o parto), etc. O conhecimento correto da IG em certas situações é fundamental para fazer a destrinça entre um feto saudável e um feto doente.


Como se calcula a idade gestacional

Existem vários métodos para calcular a IG, uns baseados na história clínica, outros no exame físico, outros na ultrassonografia e outros logo após o nascimento com o exame clínico e neurológico do recém-nascido. Os métodos mais utilizados são o tempo de amenorreia (o tempo desde que a mulher não menstrua) pela DUM e a ecografia no 1º trimestre.

O cálculo da IG pela DUM faz-se registando o primeiro dia da última menstruação e a data atual. Escreve-se o número de dias que faltam para terminar o mês da DUM. Aponta-se o número de dias dos meses seguintes até chegar aos dias do mês atual. Somam-se todos os dias e dividem-se por 7 (n.º de dias que tem uma semana) de forma a dar resultado em semanas e o número que sobra são os dias.

Exemplo: DUM - 20 de Julho de 2017; Data atual - 22 de Setembro de 2017
Assim soma-se 11+31+22=64. Divide-se este valor por 7 e o resultado é 9. Ao multiplicarmos 7x9=63, para 64 sobra 1. Então a IG= 9s + 1d.

Se quisermos calcular a DPP através da fórmula de Naegele, apontamos o dia da DUM e adicionamos 7 dias. Diminuímos 3 meses e somamos 1 ano. Pegando no exemplo anterior:

DUM - 20 de julho de 2017. Adicionamos 7 dias (20+7), sendo o resultado 27, sendo este o dia provável para o parto. Quanto ao mês, retiramos 3 meses, pelo que o mês será abril , para depois somarmos 1 ano, pelo que a DPP será 27 de abril de 2018.

O cálculo da IG por ultrassonografia é realizado por parâmetros biométricos do feto que o próprio computador calcula. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a realização da 1ª ecografia no 1º trimestre de gravidez para entre outras indicações estimar a idade gestacional.





Forma de cálculo da idade gestacional mais fidedigna

O cálculo da IG pela DUM pode ser sujeito a diversos vieses como por exemplo, incerteza na DUM pela grávida, abandono recente da pílula, irregularidades menstruais, etc. Estes aspetos retiram precisão ao cálculo da IG pela DUM. Vários estudos corroboram que a ecografia realizada no intervalo das 10s às 13s + 6d é o método com maior rigor para calcular a IG, dado que a taxa de variação do desenvolvimento fetal neste período é muito reduzida.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a IG cronológica tem por base o cálculo da DUM. O cálculo da IG cronológica deve ser aferido pela ecografia do 1º trimestre (entre as 11s e as 13s + 6d). Assim, a idade gestacional definitiva é sustentada pela avaliação do comprimento crânio-caudal fetal na ecografia entre as idades já referidas (idealmente).

No Boletim de Saúde da Grávida (BSG), emitido pelo Ministério da Saúde, regista-se a DPP avaliada pela DUM e a DPP corrigida por ecografia [DPP(C)].






Maria João Sôpa