Tudo começa quando as células se juntam. São elas o óvulo e o espermatozóide.
É verdade!! São duas pequenas células que ao se unirem formam dos seres mais belos do mundo.
Quando estamos no período fértil (dias prováveis em que ocorre a ovulação), um óvulo rompe a parede do ovário e inicia a sua migração para o pavilhão das Trompas de Falópio. É nesta estrutura anatómica que se irá dar a fecundação. 

Imagem retirada do Google Imagens



Aquando de uma relação sexual há ejaculação de espermatozóides que, devido à sua morfologia, têm a capacidade de iniciar a viagem até às trompas onde se encontra o óvulo que está pronto a ser fecundado.

Quando a fecundação se dá, toda uma viagem se inicia até ao útero, local onde se desenvolverá durante 9 meses (41 semanas) o novo membro da família.

A cada semana de gravidez há novas mudanças para todos, incluindo os pais, daí que cada vez mais usar-se a expressão de que é o casal que engravida e não apenas a mulher.

A gravidez é então a "nossa gravidez" e divide-se por três trimestres, sendo que em cada um deles tanto o bebé, como a mãe e o pai vivem experiências únicas. Tal como a tríade, também os médicos e enfermeiros aparecem como intervenientes nesta história única, pois assistem ao desenvolvimento de um novo ser e de uma nova família, estando igualmente atentos aos exames e rotinas necessárias que permitem um adequado acompanhamento, funcionando como um apoio bastante importante neste percurso.