Ufa!! O risco de aborto diminui bastante e este é o trimestre mais descansado da gravidez. Contudo, é importante manter um estilo de vida saudável e deve privilegiar momentos de exercício com o pai. Verá como é divertido sair à rua de barriguinha!!!

A mãe cada vez está mais diferente e a sua pele também, pelo que é muito importante hidratá-la nesta fase. O apoio do pai é fundamental para a mãe se sentir amada e aceitar melhor o seu corpo.

Relativamente ao feto, neste trimestre é quando todos os órgãos se especializam cada vez mais.

Feto entre a 14ª e a 16ª semanas
A medula óssea já é capaz de formar células sanguíneas, a coluna vertebral já está ossificada e os dedos começam a individualizar-se.

A partir da 14ª semana já é possível saber o sexo do bebé. Papás, já podem iniciar a decoração do quarto e a escolha do nome!!!

É curioso também como já tem unhas e cabelo e aos poucos começa a ter rotinas de sono a intervalos regulares, mas quando está acordado parece um furacão, uma vez que se mexe bastante.

Nesta altura, o feto já consegue ouvir o ruído do exterior, pelo que pode e deve falar com ele. É também durante este trimestre que se desenvolve o olfato (inicia-se entre a 11-15ª semanas e adquire funcionalidade à 20ª semana) e o paladar (começa a desenvolver-se entre a 13ª e a 15ª semanas e à 24ª semana o feto deglute cerca de 1/4 do líquido amniótico).

Entre a 20ª e 24ª semanas, o feto mede cerca de 32 cm cm e pesa aproximadamente 600 g.


Feto entre a 20ª e a 24ª semanas




Nota: As imagens fetais foram retiradas da revista "A nossa gravidez"