As causas da infertilidade mais comuns estão divididas em três grupos:

  1. origem feminina
  2. origem masculina
  3. origem mista
Depois do diagnóstico, o médico especialista irá determinar o tratamento mais adequado a cada casal. 

Pode recorrer a tratamentos simples como:
  • Indução da Ovulação (IO) - Este tratamento consiste na administração de medicamentos que favorecem o desenvolvimento dos folículos e posteriormente é induzida a ovulação. As relações sexuais são programadas para que coincidam com a ovulação.
  • Inseminação Intra-Uterina (IIU) - Introdução de espermatozóides do companheiro ou de um dador no interior do útero da mulher, próximo do momento da ovulação.

Pode também recorrer a tratamentos mais complexos como:

  • Fertilização In Vitro (FIV) - Consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozóide em laboratório. Requer a estimulação dos ovários e posterior punção ovárica para a recolha dos óvulos. Após a fecundação, os embriões são transferidos para o útero da mulher.
  • Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI) - semelhante à fertilização in vitro, mas neste caso o espermatozóide é introduzido diretamente dentro do óvulo em meio laboratorial. 
Para além dos tratamentos enumerados, existem muitos outros que poderão ser sugeridos, embora os primeiros sejam os mais comuns. 


É importante salientar que, após a realização dos tratamentos são precisos 12 a 14 dias para o casal saber se alcançou o seu sonho.