Quando nasce um bebé, todo um novo ritmo se impõe o que contribui para o cansaço dos pais, daí que este seja um tema que desperta particular interesse.
Antes dos bebés começarem a dormir com um padrão semelhante ao dos seus pais têm de passar por um processo complexo de maturação cerebral a fim de regular o seu ciclo de sono-vigília, contudo esta regulação pode ser mais ou menos demorada dependendo do bebé.
Os bebés de termo têm um ciclo de sono-vigília organizado de forma semelhante ao dos adultos sendo constituído por 3 fases tal como pretende ilustrar a imagem seguinte, porém os períodos de sono REM-NREM são de 20-30 minutos ao passo que os dos adultos são de 90 min. É na fase 3 que os bebés ficam mais despertáveis.





O que se entende, então, por sono REM e NREM?
O sono REM (Rapid Eye Movement) caracteriza-se por um sono "ativo". É nesta fase que os sonhos ocorrem e se podem observar movimentos rápidos dos olhos por baixo das pálpebras fechadas. 
Por outro lado, o sono NREM (Non-Rapid Eye Movement) está em contraposição ao sono REM. É caracterizado por ser um sono "calmo", não apresentando nenhuma das características verificadas no sono REM. 
Num bebé de termo, estes dois estadios do sono começam a organizar-se nos primeiros 6 meses de vida. Entre os 3-4 meses, os bebés passam 50% do tempo em sono REM e os outros 50% em NREM. 
A partir dos segundos 6 meses de vida, o sono REM diminui e o NREM aumenta na mesma proporção. 
Na adolescência, 20% do tempo total de sono é sono REM e os restantes 80% são caracterizados por 4 estadios diferentes de sono NREM.