Por vezes acontece as mães terem um mamilo raso (também designado por plano) ou invertido.

Os vários formatos de mamilos.

Há bebés que, com uma boa prega na mama, conseguem fazer uma pega adequada. Há outros bebés cujo desempenho não é tão bom.

Para tentar ajudar a que o mamilo se torne um pouco mais proeminente facilitando a pega, existe a técnica da seringa invertida. Abaixo encontra-se a imagem que ajuda a perceber como se deve preparar a seringa e aplicá-la. 




Relativamente a esta técnica, torna-se importante salientar que nem sempre se conseguem obter os melhores resultados. O mamilo pode tornar-se um pouco mais proeminente, mas a duração do efeito é curto, podendo ser apenas o suficiente para que o bebé se consiga adaptar à mama.
Deverá ser aplicada 30 a 60 segundos antes da mamada.

Para além disto, outro aspeto negativo prende-se com o fato de que, enquanto estimula o mamilo, também estará a extrair leite, o que poderá ser desconfortável para as mães.

Caso esta técnica não consiga resolver a situação, há sempre os mamilos artificiais que embora estejam na lista dos objetos a não utilizar, acabam por ser um instrumento de grande utilidade para que a amamentação seja bem-sucedida.

Mamilo de silicone


Há mamilos artificiais de látex ou silicone e algumas marcas possuem dois tamanhos.