A amamentação é sempre um tema envolto em alguma expetativa por parte das mães de primeira viagem e muito ansiado por parte das mães já com filhos mais crescidos e com sucesso na amamentação. Mas, em ambas, é normal que surjam dúvidas.
É importante referir que cada bebé é uno e por isso um filho nunca irá agir da mesma forma que o anterior. Por vezes parecem nascer já ensinados. O reflexo de sucção está presente desde as 29 semanas de gestação e há muitos bebés que, quando nascem de termo (com o tempo de gestação completo - 38 a 40 semanas) parece que desde sempre se adaptaram à mama, de tal forma que chegamos a verbalizar: "Parece que nasceu ensinado!" Contudo, nem sempre as coisas correm com tanta facilidade. Uma das exceções que importa referir prende-se com os bebés prematuros.
Relativamente à amamentação nestes casos particulares, tendo em conta que algumas mães que acompanham o nosso blogue e página de facebook ainda têm o seu bebé internado, faremos alusão a todas as particularidades inerentes. No entanto, tudo o que será aqui mencionado poderá e deverá ser tido em conta pelas mães de bebés prematuros, uma vez que estes são os aspetos base da amamentação e dúvidas que também são frequentemente colocadas por vós.
Optámos por descrever as dúvidas que da nossa experiência são as mais frequentes. Não hesite em contactar-nos se, para além do que aqui esclarecemos, se mantiver com dúvidas. Convidamo-las a escreverem-nos em forma de comentário ou mensagem privada.
De seguida enumeramos as dúvidas que serão esclarecidas em diferentes publicações. Pode facilmente encontrá-las no separador devido, designado por "Amamentação".
- Quais são as vantagens da amamentação para a mãe e o bebé?
- Quando ocorre a "descida" do leite?
- Que horário deverá praticar e quanto tempo deverá durar a mamada?
- Como sabe se o bebé está a fazer uma pega adequada da mama?
- Deverá oferecer apenas uma ou as duas mamas ao bebé?
- Que tipo de alimentação a mãe deverá ter?
- Qual a posição mais adequada para a mãe e para o bebé?
- O leite da mãe poderá ser fraco e não alimentar devidamente o bebé?
- Até que idade deverá amamentar o seu bebé de forma exclusiva?
- Poderá oferecer chuchas ou tetinas a um bebé que é amamentado?
- No caso dos bebés prematuros, deverá seguir os mesmos conselhos? O que há de diferente?
- Como poderá conservar o leite e qual a sua validade?
- Tem os mamilos rasos ou invertidos. E agora?
- Como tratar mamilos dolorosos ou com fissuras?
- A mama está dura como pedra, apresenta dor e o bebé não consegue adaptar-se para mamar. O que fazer?
- A produção de leite está a diminuir. Existe alguma técnica que pode ser utilizada para voltar a ter uma produção maior?
- Qual o papel do pai na amamentação?
É importante referir que para a realização deste tópico, para além da experiência, tivemos também o suporte do Manual de Aleitamento Materno da UNICEF.
De forma a ilustrar melhor a mensagem que queremos transmitir, houve em alguns casos necessidade de recorrer a imagens recolhidas no google e vídeos do YouTube.
Sem comentários
Enviar um comentário